Web e suas transformações.
Não existe consenso sobre a utilização do termo "Web 2.0". O que todos os autores são unânimes em considerar é que tem existido uma grande evolução no que diz respeito a edição de produtos Web, bem como na relação entre o utilizador e a internet.
A web 2.0 com o seu desenvolvimento tecnológico possibilitou ao mundo a troca de informações por armazenamento e gerenciamento de dados, o que influencia a presença dos usuários no ciberespaço, fazendo com que os mesmos passem a criar conteúdos em vez de somente consumi-lo.
A web anterior, conhecida popularmente como web 1.0 era amparada pelo uso do e-mail e alguns programas de mensagens instantâneas, que revolucionaram o momento. O uso da internet também era adequado às rotinas de empresas, o que se alastrou em proporções inalcançáveis, chegando ao cidadão-comum, capaz de emitir informações e interferir, com vigor, na formação da opinião pública.
5 regras básicas da web 2.0 segundo Tim O'Reilly:
1º A internet como plataforma - deixa de ser considera uma rede de computadores.
2º Melhor experiência do usuário - associado à combinação de tecnologias surgidas no final da década de 90 o aumento de velocidade surge como os responsáveis pela edição democratização e massificação da edição e pela edição-colaborativa sendo os blogs e wikis bom exemplos.
3º Valorização do conteúdo colaborativo e da inteligência coletiva - o conteúdo deve ser produzido e consumido por qualquer um, de forma simples e direta.
4º Fim dos ciclos de lançamento e atualização de softwares tradicionais - Os aplicativos web podem ser atualizados de forma constante, linear e independente da ação do usuário final.
5º Quanto mais simples a programação melhor - Metodologias e conceitos como o Getting Real e Agile tem-se popularizado.
A internet nos últimos tempos massificou-se e consequentemente democratizou-se. São cada vez mais os utilizadores que também são produtores de conteúdos. Os níveis de interatividade são hoje claramente maiores e o grande mérito desta evolução, está no fato de não ter evoluído para uma linguagem de especialistas, mas o de estar cada vez mais acessível ao público em geral de forma quase instantânea.
Fontes:
FOLHA DE SÃO PAULO.
SITE O'REILLY (Inglês)
Fontes:
FOLHA DE SÃO PAULO.
SITE O'REILLY (Inglês)
3 de março de 2010 às 12:17
Teu blog ficou lindo! :D
5 de março de 2010 às 05:49
Texto bacana, além das 5 dicas que ajudam e muito! Parabéns
14 de março de 2010 às 09:50
ótimo trabalho.
parabéns